MME anuncia bandeira tarifária verde na conta de luz

Decisão provocará redução média de 20% no valor da conta de energia dos brasileiros a partir de maio

O MME (Ministério de Minas e Energia) informou, na noite desta quarta-feira (6), que a partir de 16 de abril, o país passará a adotar a bandeira tarifária verde na conta de luz.

A medida, com isso, deverá provocar uma redução média de cerca de 20% no valor da conta de energia dos consumidores residenciais a partir de maio.

Atualmente, a bandeira tarifária em vigor no Brasil é a “Crise Hídrica”, criada em setembro de 2021 para compensar o aumento do custo de geração em meio a maior crise hídrica da história do país.

No final de 2021, os reservatórios das Usinas Hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste, responsáveis por 70% da geração hídrica do Brasil, por exemplo, chegaram a operar com menos de 20% da sua capacidade, o menor nível em 91 anos.

A dependência nacional pelo recurso hídrico, que correspondia na época a mais de 65% da matriz energética brasileira, obrigou o Governo Federal a tomar medidas para garantir que o abastecimento de energia para a população.

Para isso, foram importadas energia de países vizinhos, como Argentina e Uruguai, e a adesão ao uso das termelétricas – uma fonte mais cara, na qual o custo é repassado ao consumidor na conta de luz.

Desde o começo do ano passado, profissionais do setor de energia alertavam que a realização de investimentos em renováveis, entre elas a solar, seria uma solução mais viável para enfrentar e evitar a crise hídrica sem que houvesse grandes prejuízos financeiros para o país e os consumidores.

Em outubro, o próprio TCU (Tribunal de Contas da União) apontou falhas do Governo Federal e órgãos do setor elétrico no combate à crise energética. Segundo a Auditoria, as medidas adotadas ainda teriam sido tomadas de maneira “açodada”, com pouco previsibilidade e sem estimativa de impactos tarifários ao consumidor.

Orçamento no WhatsApp
Estamos On-Line para te ajudar a encontrar a solução ideal que você busca!
Atendimento On-line
Fale com um Especialista